O que é Neuroplasticidade?

3D medical background with virus cells attacking the brain

Neuroplasticidade é a capacidade do cérebro de se modificar e adaptar as exigências cognitivas em resposta a novos estímulos, esse é o processo que nos ajuda a sempre continuarmos a aprender. Ela se refere à maneira do nosso cérebro agir e reagir à medida que experimentamos uma mudança em nosso ambiente ou desenvolvemos uma habilidade.

Por muito tempo foi comum pensar que nosso cérebro se desenvolvia somente durante a infância e depois se tornava inflexível ao longo da vida adulta. Porém, pesquisadores continuam a provar que essa teoria ultrapassada não está correta e comprovam que o cérebro humano pode se alterar através da ginástica cerebral, de estímulo mental e novos aprendizados

Quando nós usamos nosso cérebro de formas novas, nós criamos novas sinapses, ou seja, novas conexões neuronais. Mesmo quando adultos, o que nós aprendemos e ao que nos adaptamos ao longo da vida reorganiza nossos neurônios existentes. Portanto, a neuroplasticidade é o que nos permite aprender, memorizar e adaptar através da nossa experiência com o mundo a nossa volta.

Exercitar seu cérebro é tão importante quanto exercitar seu corpo. Se você continuar a desenvolver sua reserva funcional através de prática de exercícios mentais e um estilo de vida saudável, você tem mais chances de manter a plasticidade cerebral e sua habilidade de aprender, à medida que envelhece.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s